PROMOVENDO A APRENDIZAGEM E O PROTAGONISMO COM INOVAÇÃO E QUALIDADE

quinta-feira, 28 de junho de 2012

enem: COMO ESTUDAR CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

           
As 45 questões do Enem sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias englobam História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Alguns dos assuntos de Humanas que mais aparecem nas questões do Enem desde 2009
Movimentos sociais ao longo da História
Tecnologia e seu impacto na vida social e política
Cidadania
Problemas urbanos
Situação rural brasileira
Questão ambiental
No caso de História, o professor Gianpaolo Franco Dorigo, supervisor do curso Anglo, pontua: “A primeira observação que deve ser feita é que a prova é bastante extensa, o que abre a possibilidade de uma abrangência bastante grande para os assuntos abordados. Mas as determinações contidas na descrição das Competências e Habilidades podem ajudar a identificar alguns rumos.”
Fazendo isso, é possível constatar, por exemplo, a importância dada aos movimentos sociais. “Nesse sentido, ocorre com alguma frequência o questionamento sobre o movimento operário e as formas de organização em sindicatos e outras associações, bem como suas lutas, tanto no Brasil do século XX quanto nos primórdios da Revolução Industrial inglesa”, explica ele. Na História do Brasil, muitas vezes o movimento operário é analisado à luz das relações com o Estado, principalmente na época do trabalhismo de Getúlio Vargas.

Já no século XIX, afirma o professor, a atuação de movimentos sociais no Brasil envolve principalmente a luta pela emancipação dos escravos e a posterior inserção dos afrodescendentes na sociedade brasileira. “O movimento da Abolição deve ser encarado não como uma concessão das elites, mas como fruto, em grande parte, da luta dos próprios escravos pela emancipação. Uma tentativa de trazer as questões inauguradas a partir da escravidão para os dias de hoje envolve questões que vão da discriminação racial ao significado da política de ‘cotas’ para minorias”, explica ele.

Mas fique atento: segundo o Gianpaolo, movimentos sociais específicos como a Revolta da Vacina e as guerras de Canudos e do Contestado, no início do período republicano, também podem ser abordados. “A preocupação com História do Brasil é evidente, com as perguntas sobre o assunto geralmente superando aquelas consideradas de História Geral”, constata ele. 

Questões ligadas à tecnologia e seu impacto na vida social e política também costumam aparecer, com destaque para as tecnologias de informação. O candidato é levado a questionar como a cultura e a política do século XX sofreram o impacto dessas novas tecnologias.


O tema da cidadania, desde o surgimento do termo, na Democracia grega e na República romana, até sua prática atual, também é recorrente.
Em Geografia, problemas urbanos (violência, habitação etc.), a situação rural brasileira e aquestão ambiental (o que inclui desmatamento, aquecimento global, erosão etc.) são os temas mais abordados, segundo o professor e supervisor da área no curso Anglo, Paulo Roberto Moraes.
Como se prepararPara os professores, é fundamental ir além das informações cotidas em livros e apostilas e manter em dia a leitura de artigos sobre atualidades na internet e em publicações impressas. 

Ter um conhecimento básico dos temas é importante, mas treinar a leitura e interpretação de textos, tabelas, mapas e gráficos também pode ajudar muito. “Vale lembrar que a prova contém enunciados grandes, e muitas vezes a simples leitura do texto ou observação atenta da imagem é suficiente para identificar a alternativa correta”, completa o professor Gianpaolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário